Como Divulgar Minha Loja Virtual

13 FORMAS EFICIENTES PARA ATRAIR MILHARES DE CLIENTES PARA SUA LOJA ONLINE!

Loja Virtual de SucessoSe você já fez algum curso de importação de produtos para revender aqui no Brasil, deve saber a importância de receber visitas qualificadas em sua loja, ou seja, visitantes interessados em comprar os seus produtos.

Esse é um ponto chave do negócio e-commerce: sua loja precisa receber em todo momento visitantes interessados e com dinheiro no bolso pra gastar (ou um cartão de crédito, rsrs)!

Neste artigo vamos discutir todos os pontos de como divulgar sua loja virtual, porém eu estou subentendendo que você já fez o dever de casa, ou seja, criou uma loja virtual com produtos de qualidade, montou preços competitivos (não precisa ser o mais barato!), tem um bom atendimento ao cliente, entrega os produtos rapidamente (ou pelo menos avisa os clientes de que vai demorar), aceita bons modos de pagamento, etc.

O que quero dizer com essa introdução é que não vai adiantar trazer muitas visitas para sua loja, se ela não tiver qualidade. E vale dizer que qualidade começa em VOCÊ como empreendedor, seja organizado, atualizado e dedicado a sua vida pessoal, familiar e nos negócios! Feita o dever de casa, vamos enfim explicar como divulgar sua loja:

Como Divulgar uma Loja Virtual

1 – SEO – Visitas (quase) grátis vindas do Google

Você já fez uma pesquisa no Google? Claro que sim! Acredito até que você chegou a este site através de uma busca no Google.

O fato é que milhões de brasileiros interessados em comprar algum produto fazem buscas no Google todo dia. Estar nas primeiras posições no buscador quando alguém pesquisa o nome do seu produto, por exemplo, “vara de pescar”, “lanterna led”, “comprar netbook asus”, “camisa hollister”, é uma verdadeira máquina de fazer dinheiro! As chances de vender são enormes, pois você pega o cliente justamente no momento do desejo de comprar, é o timing perfeito!

Eu coloquei no título QUASE grátis, porque apesar do Google classificar os sites gratuitamente, é necessário você trabalhar muito para conquistar essas posições, ou até pagar um profissional para fazer este trabalho.

Algumas dicas para posicionar sua loja virtual no topo do Google

  • Escolha as palavras-chave que você quer aparecer: faça uma seleção de todos os seus produtos, foque nos que vendem mais ou tem maior margem de lucro para você, e crie páginas incríveis em sua loja virtual falando sobre esse produto. Escreva um texto atraente (sem copiar de ninguém, pois o Google descobre), coloque boas imagens, e até algum vídeo do YouTube com demonstração do produto.
  • Título da página: É necessário colocar o nome do produto como “título da página”, na sua ferramenta de loja virtual eles tem essa opção com certeza, basta preencher com dedicação. O nome da sua página aparece nas “abinhas” do navegador, são esses nomes que vão aparecer em destaque no Google. Se quando você acessa seu site, na “abinha” do seu navegador aparecer apenas o nome da sua loja ou “untitle” você está com problemas, corrija isso.
  • Link de outros sites: o Google valoriza MUITO sites de recebem links de outros sites, é necessário você conseguir links de outros sites apontando para sua homepage e para páginas internas da sua loja. Faça um trabalho de assessoria de imprensa; mantenha contado com blogueiros, jornais online, e consiga colocar alguma matéria falando sobre sua loja nestes sites. Você também podem conseguir links de vloggers do YouTube.

As dicas acima foram simples e básicas, a realidade é que seria impossível te dar uma consultoria em SEO por aqui, isso é um trabalho profissional e muitas vezes subestimado pelo mercado. Leve isso a sério, contrate um profissional de SEO ou faça cursos! Não espere resultados a curto prazo.

2- Google AdWords (Rede de Pesquisa e Display)

Como explicado acima, SEO é para aparecer no Google de maneira grátis, porém isso dá muito trabalho e gasta meses de dedicação. Mas que tal aparecer no topo do Google hoje mesmo? Isso é possível com o AdWords.

O Google AdWords é a plataforma de leilões de palavras do Google, nessa ferramenta qualquer pessoa ou empresa pode alugar uma palavra-chave para seu site aparecer no topo do Google toda vez que um usuário digitar a palavra-chave escolhida. Essa é a chamada Rede de Pesquisa.

Você paga alguns centavos (ou alguns reais, dependendo da concorrência) toda vez que o usuário clicar no anúncio e visitar a sua loja virtual.

Também é possível anunciar através do AdWords na rede de display do Google, que são todos os sites parceiros do Google (que exibem o AdSense); nesses sites você também pode exibir um anúncio da sua empresa. O segredo é escolher os sites que tenham um tema de interesse do seu público-alvo.

Também é possível usar as chamadas técnicas de remarketing para fazer o seu anúncio ser exibido para um antigo visitante do seu site por diversas vezes (em diversos sites diferentes), aumentando a chance do visitante se tornar cliente e fazer uma compra.

No AdWords também é possível fazer anúncios dentro do Youtube (que falaremos mais adiante), o chamado Youtube Ads.

3 – Facebook

A maior rede social do mundo! Dividi em alguns tópicos as principais maneiras de divulgação:

  • FanPage: criar uma página no Facebook para sua loja virtual é o primeiro passo para marcar sua presença, é o pontapé inicial para você divulgar seus produtos, vídeos do YouTube (vamos falar mais sobre isso), e artigos do seu blog (também vamos falar mais sobre isso). Também é importante para concentrar sua base de cliente e fazer atendimento ao cliente. Você poderá impulsionar suas publicações através do sistema de anúncios Facebook Ads (falamos mais adiante).
  • FanPage para gerar Prova Social: criar uma FanPage é importante para começar a trabalhar sua PROVA SOCIAL (quando uma pessoa sabe que várias outras conhecem e compram da sua loja, ela se sente mais segura em comprar), portanto crie uma FanPage para aumentar a credibilidade de sua loja.
  • Grupos: pesquise grupos sobre os produtos que você vende, ou que você sabe que podem concentrar possíveis clientes. Por exemplo, um grupo sobre “Dicas de Pesca”, pode ser útil para você divulgar as últimas varas de pescar importadas que chegaram na sua loja.
  • Anúncios (Facebook Ads): as pessoas ficam o dia inteiro no Facebook! Essa incrível rede social se tornou um ótimo lugar para divulgar seus produtos. A vantagem é que você pode anunciar segmentando seu público-alvo, você pode escolher idade, profissão, status de relacionamento, áreas de interesse, entre muitos outros detalhes. Segmentação é muito importante para seu sucesso, pois você não vai querer perder dinheiro mostrando seu anúncio para qualquer um.

4 – YouTube

Pouca gente sabe, mas além de ser um dos maiores sites do mundo, o YouTube é o segundo maior motor de busca do mundo, só perdendo para o Google. É o local perfeito para você fazer vídeos tirando dúvidas sobre seus produtos, sobre como usar seus produtos, e qualquer detalhe que construa uma base de conhecimento sobre seu produto na internet, ou melhor, sobre a solução que seu produto oferece. Os usuários da internet adoram vídeos, então não perca essa oportunidade.

5 – Instagram

Rede social queridinha de muita gente, já é fonte de negócios para muitos profissionais e empresas. Não é difícil encontrar lojas de moda e acessórios fazendo sucesso no Instagram (que recentemente liberou anúncios na timeline do serviço); essas empresas publicam fotos atraentes com seus produtos e usam hashtags para facilitar a aparecer na busca dos usuários.

6 – Twitter

É uma rede social não tão efetiva quanto aos outras, é mais difícil vender por aqui. Mas pode ser útil para construir contatos com blogueiros, fazer parcerias, construir prova social e fazer atendimento ao cliente. Uma dica é pesquisa palavras-chaves relacionados ao seu nicho de atuação na busca do Twitter, e começar a interagir nas conversar com os usuários. Por exemplo, se sua loja vende vara de pescar, e na busca do Twitter você descobre que tem uma discussão sobre “qual a melhor vara de pescar”, comece a interagir nessa conversa.

7 – WhatsApp (novidade!)

Taxas de abertura de e-mail caem a cada dia (veja no próximo tópico), as pessoas estão cada vez menos tempo no e-mail, e cada vez mais tempo no WhatsApp e Facebook. Use isso a seu favor e atualize as formas de divulgação da sua empresa.

Crie relacionamento com os clientes e prospectos através do WhatsApp, o tom da conversa não deve ser formal; seja descontraído, e publique coisas realmente interessantes, como vídeos que ajudem as pessoas (não pode ser só propaganda, tem que ajudar!), promoções imperdíveis, e novidades indispensáveis. Fique atento a realmente enviar mensagens importantes, enviar propaganda chata vai te fazer ser bloqueado!

O WhatsApp também pode funcionar como central de relacionamento com clientes; use-o para tirar dúvidas, informar sobre o prazo de entrega, etc. Isso economizará muito dinheiro, pois você não precisará mais gastar com atendimento telefônico tradicional ou chat online.

8 – E-mail marketing

E-mail marketing é uma grande oportunidade de vendas, porém manter esse serviço custa dinheiro, então é importante ser efetivo. Mantenha uma lista de e-mail com todos os clientes da sua loja, e outra com todos os prospectos (interessados que ainda não compraram), caso esses prospectos nunca abram nenhum e-mail, pode deletar da lista sem medo!Você não quer ter um contato frio, quem um contato quente.

Contato quente é cliente, por isso mantenha sua lista de clientes com todo carinho, envie conteúdo de qualidade, promoções incríveis, cupons de desconto exclusivos. Teste fazer pré-venda de alguma grande novidade da sua loja para seus antigos clientes, eles já confiam em você e terão mais chances de comprar mesmo antes do produto estar disponível para venda oficial.

9 – Blog corporativo descontraído

Produzir conteúdo de qualidade é uma das melhores formar de fomentar a sua marca na internet, crie um blog corporativo, porém em um tom mais descontraído, ajudando os usuários e fazendo publicações interessantes.

Tenha em mente que as pessoas querem resolver seus problemas e não ficar lendo artigos sobre como a sua empresa é linda. Neste blog você pode republicar os vídeos do seu canal do YouTube (como falamos acima), e ainda ajudar com o SEO de sua loja virtual (também falado acima).

10 – Fóruns e grupos de discussão

Fóruns estão perdendo espaço para o Facebook dia após dia, porém ainda existe muito conteúdo sendo produzido nestes espaços.

Cadastre-se em fóruns sobre temas relacionados ao seu nicho de atuação e ajude nas discussões propondo soluções para as dúvidas dos usuários e no final indicando a sua loja, ou simplesmente usando o endereço como assinatura.

É importante aqui usar seu nome pessoal para interagir e não apenas o nome da loja, pois dessa maneira a conversa fica em tom humano, e você terá mais chance de ser escutado.

11 – Comparadores de preço

Comparadores de preço como o Buscapé, Bondfaro, entre outros, são opção crescente entre os usuários momentos antes de fechar um compra. Todos querendo encontrar o preço mais barato antes de fazer uma aquisição.

Divulgue seus produtos nestes sites, mas só caso tenha margem para competir. Tenha em mente que eles cobram caro por clique, então é necessário ter um bom acompanhamento e estratégia.

12 – Compra de publicidade direta

Encontrou algum blog ou site que seu público-alvo costuma acessar? Uma boa ideia é entrar em contato com o proprietário desse site e conversar sobre como anunciar; muitos destes sites já tem um mídia kit para facilitar para os anunciantes. Porém geralmente blogs amadores costumam não ter um mídia kit, o que também pode ser bom já que você poderá negociar o preço com mais facilidade.

13 – Outras formas: Bing Ads, Uol Cliques

Também existem outros formas de publicidade interessantes, porém resolvi não dar tanto destaque por acreditar que elas tem um alcance menor que as outras. Como a internet muda muito rápido e os negócios se alteram, não posso deixar de citá-las.

  • Bing Ads: é o “Google AdWords” da Microsoft, o funcionamento é muito parecido, você compra palavras-chaves para mostrar seu anúncio no motor de busca Bing.com.br (propriedade de Microsoft), apesar de ser bem menor que o Google, tem um bom volume de buscas. Já que a Microsoft exibe automaticamente o Bing para usuários do navegador Internet Explorer, e para os visitantes do portal Yahoo.com (parceiro da Microsoft).
  • UOL Cliques: é o “Google AdWords” da UOL, funcionamento parecido, porém mais simples e com bem menos volume de buscar. Vale o teste, mas eu não concentraria tanto meus esforços.

BÔNUS: Marketplace

Está na moda, e muita gente diz que esse é o futuro. Basicamente ao invés de você ter uma loja virtual, você vende seus produtos direto em grandes Marketplace como o Submarino.com, Extra.com.br, Rakuten.com.br e MercadoLivre.com.br.

Você não precisara divulgar seus produtos, mas toda vez que vender você pagará uma comissão de cerca de 10% para o Marketplace. Também existe um custo para implementar esse sistema e deixar funcionando 100%.

Conclusão

Marketing digital é uma revolução, e por incrível que parece está só começando no Brasil! Aproveite essa chance, faça cursos, contrate profissionais qualificados, e construa sua marca na internet!

Boas vendas!

Como Divulgar Minha Loja Virtual
5 (100%) 19 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *